BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

30/08/2009

Bombista de Lockerbie trocado por petróleo


Na foto pode-se ver al-Megrahi a ser recebido como um Heroi na chegada a Libia.



La parece que soltaram + uma besta enfurecida para tornar o Mundo um lugar melhor.
Não ha nada que com dinheiro não se compre!

A polémica em torno da libertação de Abdelbasset al-Megrahi, o bombista líbio condenado pelo atentado que em 1988 matou 270 pessoas em Lockerbie, Escócia, ganhou ontem novos contornos depois de um jornal acusar o governo britânico de ter negociado com a Líbia a entrega do prisioneiro a troco de um negócio de petróleo.


O ‘The Sunday Times’ revelou cartas de 2007 do ministro da Justiça, Jack Straw, nas quais o antigo titular dos Negócios Estrangeiros aceita incluir Megrahi numa lista de presos líbios a libertar e repatriar.

O jornal mostra que Straw parece ter mudado de opinião devido às dificuldades que estavam a travar um negócio para exploração de petróleo e gás natural entre a britânica BP e o governo Líbio, num valor de quase 900 mil milhões de euros.

Numa carta de Dezembro de 2007, Straw escreveu: "As negociações com os líbios estão num ponto crítico e, tendo em conta os imensos interesses do Reino Unido, aceitei que neste caso (a acordada transferência de presos) deve seguir o curso normal."

Straw veio agora a público negar a notícia, afirmando que fez tudo junto do governo escocês para manter a libertação de Megrahi fora do negócio. A justificação foi repetida pelo primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, que decidiu libertar o bombista, no passado dia 20, alegando que Megrahi sofre de cancro terminal. Straw e Salmond insistiram que as razões para isso foram humanitárias .

Recorde-se que os britânicos se tinham distanciado da libertação, condenada pelos EUA, alegando que se tratou de uma decisão exclusivamente escocesa.

SAIBA MAIS

VOO 103

O atentado de Lockerbie ficou assim conhecido porque o voo 103 Londres-Nova Iorque, da Pan Am, explodiu e caiu a 21 de Dezembro de 1988 sobre essa localidade escocesa.

2001 é o ano em que um tribunal da ONU condenou o líbio Abdelbaset Ali Mohmed Al-Megrahi a prisão perpétua por envolvimento no atentado que matou 270 pessoas num voo da Pan Am.

LÍBIA CULPADA

A Líbia aceitou formalmente, em 2003, a responsabilidade pelo atentado de Lockerbie e comprometeu-se a abandonar o terrorismo e acedendo a indemnizar as famílias das vítimas.

Sem comentários:

Publicar um comentário