BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

24/08/2009

Índios querem ser ouvidos por governos na preservação da Humanidade


Índios do Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, México, Guatemala e dos Estados Unidos expressaram, esta segunda-feira, o desejo de serem ouvidos pelos governos na preservação da Humanidade e de todas as formas de vida, incluindo a água.«Contem connosco (...). O nosso conhecimento ancestral pode ser acolhido como um caminho de resolução para as diversas crises e violências que afligem os seres humanos, a família, a sociedade, os Estados, a Natureza», lê-se num documento assinado pelos delegados e convidados do I Encontro Internacional de Culturas Andinas, que decorre até domingo na Colômbia. No texto, os subscritores, na sua maioria anciões, chefes espirituais e médicos, recordam que foram «responsáveis e guardiães da memória da Humanidade» e apelam aos «governos do mundo a seguirem o seu exemplo, a dialogarem e a construirem um futuro comum».
Os índios consideram que a água «é vida», pelo que exigem que seja «património da vida e da Humanidade», e defendem a integração das «formas de medicina ocidental e ancestral». O documento pede também que seja reconhecido o papel da mulher como «garante da vida, como transmissora da cultura e cuidadora da sabedoria e da saúde» e que seja valorizado «o saber ancestral» dos povos índios enquanto «património espiritual, material e imaterial da Humanidade».
Os indios ja deviam ter percebido com os anos que ca andam ,que eles ate podem estar interessados em falar so que esta tribo é atrasada demais para os ouvir.Faz-me recordar aquela musica do Gabriel Pensador , pucha,prende,passa, indio quer cachimbo indio quer fazer fumaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário