BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

16/09/2009

NATO discute guerra em Lisboa



Portugal prepara-se para receber o comite da Aliança Atlantica que ao ver que afinal a Guerra do Afeganistão esta longe de acabar vem cravar mais forças militares para ajudar os Estados Unidos.O Durão Barroso é que se safou bem nesta historia toda colocou Portugal ao barulho quando decidiu ir para base das lages assinar acordos com o Bush e pirou-se para comandar a UE onde ganhou o novo mandato por + 5 anos.


A análise da guerra no Afeganistão e o Novo Conceito Estratégico da NATO são os principais assuntos em cima da mesa na reunião do Comité Militar da Aliança Atlântica que decorrerá entre sexta-feira e domingo em Lisboa.


Numa altura em que o número de baixas entre as forças internacionais no Afeganistão não pára de aumentar e a guerrilha taliban continua a ganhar terreno apesar do reforço de tropas ordenado pelo presidente norte-americano, Barack Obama, o comandante da ISAF, general Stanley McChrystal, vem a Lisboa apresentar aos chefes do Estado-Maior dos 28 países da Aliança um relatório detalhado sobre o estado actual do conflito, esperando-se da sua parte um novo apelo para o envio de mais tropas.

Portugal, recorde-se, tem actualmente 143 militares destacados no Afeganistão, incluindo uma equipa médica, um destacamento de Transporte Aéreo, duas unidades de formação e uma unidade de apoio. No próximo mês deverão juntar-se-lhes 20 fuzileiros, que irão integrar a unidade de protecção dos militares lusos que estão a assessorar o Exército afegão.

Outro ponto alto do encontro será a troca de ideias sobre o Novo Conceito Estratégico da Aliança, o conjunto de directivas que pautará a orientação militar da NATO no futuro. O actual Conceito Estratégico data de 1999 e é considerado obsoleto por reflectir ainda uma mentalidade de pós-Guerra Fria. Os trabalhos foram lançados em Abril na Cimeira de Estrasburgo e deverão ser concluídos na próxima cimeira, agendada para o final de 2010 em Lisboa.

DISCURSO DIRECTO

"TEMOS TRADIÇÃO DE ABERTURA": Valença Pinto, General CEMFA

Correio da Manhã – O que vai ser discutido na conferência de Lisboa?

Valença Pinto – A conferência do Comité Militar da NATO tem duas vertentes principais: por um lado, a avaliação do progresso das operações militares que a NATO tem em curso, incluindo a guerra no Afeganistão. Por outro lado, vai ser também discutido o Novo Conceito Estratégico para a NATO

– Qual é a contribuição portuguesa para esta discussão?

– Portugal foi convidado a reflectir sobre os temas da NATO e dos seus vizinhos e da segurança cooperativa. Eu próprio vou fazer uma exposição sobre estes assuntos. Entendo este convite por sermos uma nação com uma grande tradição de abertura a outros países, com larga experiência no que diz respeito à segurança cooperativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário