BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

06/10/2009

Amalia a Diva


Amalia-Gaivota


Se a frança tem Edith Piaff Portugal tem Amalia Rodrigues uma das melhores vozes de sempre.
Amalia mesmo passados estes 10 anos da sua morte, continua a vender bem, que o diga o projecto Amalia hoje que ja conseguiu 2 discos platina á conta da nova roupagem que deu ás musicas da diva.Muito ja se falou de Amalia ,que deu voz ao fado, que divulgou portugal ao mundo,que trouxe os grandes poetas nacionais para o fado.Foi de facto Uma das grandes impulsionadoras do Fado e fez com que o mundo começa-se a gostar mais deste genero musical e contribui para que agora o fado se candidate à Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).Como dizia o Antonio Variações todos nos temos Amalia na voz e enquanto houverem pessoas que relembrem a sua voz e a sua pessoa Amalia estara para sempre viva entre nos.



Informação geral
Nome completo Amália da Piedade Rodrigues
Apelido Rainha do Fado
Data de nascimento 1 de Julho de 1920
Origem Lisboa
País Portugal
Data de morte 6 de Outubro de 1999 (79 anos)
Gêneros Fado
Período em atividade 1940 - 1999
Outras ocupações Actriz
Amália da Piedade Rodrigues OSE OIH (Lisboa, 1 de Julho de 1920[1] — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, etc.


Sabe-se então que Amália, vista por muitos como um dos Fs da ditadura ("Fado, Fátima e Futebol"), colaborara economicamente com o Partido Comunista Português quando este era clandestino. Amália Rodrigues representou Portugal em todo o mundo, de Lisboa ao Rio de Janeiro, de Nova Iorque a Roma, de Tóquio à União Soviética, do México a Londres, de Madrid a Paris (onde actuou tantas vezes no prestigiosíssimo Olympia).
Propagou a cultura portuguesa, a língua portuguesa e o fado.

Sem comentários:

Publicar um comentário