BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

09/10/2009

Fraudes de 118 milhões no RSI


Enquanto o chico espertismo e os parasitas da sociedade ,mais adpetos de passarem os dias em cafes ou a roubar do que a trabalhar enganam todos os contribuintes , porque isto sai-nos do bolso a todos,reinam no nosso País ,a segurança social finge que não se passa nada e nem quer saber,entretanto as fraudes relativamente ao rendimento social Inserção ascendem num ano e meio a 118 milhões de euros.


Os números do ISS solicitados pelo CM mostram que o nível de irregularidades no primeiro semestre de 2009 na atribuição da prestação, também conhecida por rendimento mínimo, atingiu os 14,8%.

Apesar de só terem sido fiscalizados cerca de 21 mil processos, esta média de fraude implica um custo para os cofres do Estado de 36 milhões de euros, dado o total de 243,7 milhões de euros gastos em RSI nos primeiros seis meses do ano. Se juntarmos a isto os 82 milhões de euros que resultaram das irregularidades detectadas em 2008, o Estado desembolsou 118 milhões de euros a portugueses que não tinham direito a esta prestação social.

Exactamente por ser uma prestação social propícia à fraude, particularmente numa altura marcada pelo aumento do desemprego, o Governo tem subido a fiscalização na atribuição do RSI.

Entre 2003 e 2008, o número de processos fiscalizados subiu 783%. E a taxa de recusa nos pedidos de RSI tem sido elevada. No primeiro semestre do ano, deram entrada 61 mil pedidos para obtenção do RSI, dos quais 27 mil foram recusados. Isto significa que quarenta e quatro em cada cem pedidos são negados.

O CM tentou obter uma reacção junto do Ministério do Trabalho mas não obteve resposta até ao fecho desta edição.

MENOS 6500 BENEFICIÁRIOS

No dia em que foi revelado pela imprensa o relatório do 1º semestre do RSI, Pedro Marques, secretário de Estado da Segurança Social, garantiu que houve 'uma primeira pequena redução do número de beneficiários a partir de Junho e até agora. Fomos tendo uma pequena redução que já se cifrou em 6500 beneficiários, mais ou menos'.

SAIBA MAIS

PORTO

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção no Porto é o dobro dos que auferem do apoio na capital.

50

Entre Janeiro e Agosto deste ano, registou-se um aumento de cerca de 50 mil beneficiários, de acordo com o Instituto de Segurança Social.

385

Nos primeiros seis meses deste ano, havia 385 mil com este subsídio, um aumento de 11,3% comparativamente a igual período de 2008, em que havia 346 mil.

Sem comentários:

Enviar um comentário