BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

15/10/2009

Maitê alvo de linchamento







A famosa actriz Maite Proença tão bem conhecida entre os Portugueses pela sua á vontade com que monta nua um cavalo na novela Dona Beija, não me lembro de mais nenhuma novela dela, parece que quando esteve em Portugal em tourne com a sua peça de Teatro aproveitou para rodar um video caseiro pra passar no seu programa Saia justa no canal gnt,nesse video tenta ter piada e acaba por mandar umas farpadas na nobre e valente Nação.Algumas pessoas mortinhas para fazer a folha aos Brasileiros aproveitaram-se disso e desde petições a videos valeu de tudo para atacar a Brasileira.Vale a pena recordar que esta senhora tambem ja tinha sido acusada no mesmo programa chegando a ter um processo em tribunal ,Logo após a morte de Marcelo, vítima de overdose, em dezembro de 2008, Maitê Proença teria feito o seguinte comentário no programa "Saia Justa", do canal GNT: "Morre tanta gente legal. Quando morre uma porcaria como essa, é muito bom". Logo por aqui se ve que é pratica comum da artista falar mais do que devia.O Falar sobre o que não sabe ainda va que não va, o não perceber muito de historia nem de Geografia tambem, agora vir cuspir nos monumentos é que,para alem de ser Porco é desrespeitoso e nem chega a ter piada , senão riamos-nos todos sempre que alguem cuspisse na rua.È mesmo assim quanto mais se sobe mais alto se cai.Loura Burra


Depois do vídeo, no qual explica que a peça televisiva que causou forte indignação entre os portugueses não passou de uma 'brincadeira caseira', a actriz e escritora brasileira Maitê Proença, de 51 anos, decidiu reiterar o seu pedido de desculpas através de uma carta escrita para o blog de Patrícia Kogut em que pede 'perdão a quem possa ter ofendido'.

Para quem começou por alegar através da sua página no Twitter que os portugueses não têm sentido de humor e, depois, através de um vídeo, a argumentar que 'o brasileiro é muito brincalhão e que brinca com aquilo pelo qual tem afecto', Maitê parece ter acusado o toque e tenta agora pôr 'água na fervura', após ter desencadeado uma verdadeira onda de contestação na Internet que há muito não se via.

O GNT, o canal que exibiu a peça em Março de 2007 no programa 'Saia Justa', também se viu obrigado a emitir um comunicado em que tenta justiticar o incidente, mas os portugueses não ficaram satisfeitos e continuam a exigir um pedido de desculpas formal por parte da artista nascida em São Paulo.

CARTA DE MAITÊ PROENÇA NA ÍNTEGRA

'Aos portugueses

Antes de mais nada peço perdão a quem possa ter ofendido. Aquele é um video caseiro, artesanal, produzido entre amigos num dia de folga enquanto estive em Portugal em Março de 2007, há dois anos e meio. Excursionei por um mês ao longo do país levando uma peça de teatro de minha autoria, e, à volta da viagem, o vídeo foi exibido no 'Saia Justa', pois este é um programa - em que sou uma das apresentadoras - que compreende o humor; nós ali brincamos com o Papa, com o presidente Lula, com nossas mazelas pessoais. O brasileiro aliás, via de regra é assim, irreverente. Nós brincamos com aquilo pelo que temos carinho.

Tenho um avô português, Augusto Gallo, patrono benfeitor do clube português do Rio de Janeiro, o Clube Ginástico (há no saguão de entrada um busto de bronze figurando meu avô). Pelo lado da mãe tenho o avô Proença. Sou também portuguesa e sinto, que como tal, que posso brincar com os meus. Exatamente como os portugueses fazem ao dizer piadas dos brasileiros.

Aqui um exemplo de como é bom e saudável o humor de mão dupla. Os 'Gatos Fedorentos', queridos, me convidaram para uma sátira às novelas brasileiras - foi naquela mesma época em 2007 - e participei encantada.'


Maitê Proença já pediu 'perdão a quem possa ter ofendido' por ter feito um vídeo a ridicularizar os portugueses, mas não consegue perceber a 'falta de sentido de humor das pessoas'. Ao CM, a actriz partilhou que se sentiu alvo de alguém mal-intencionado que tentou prejudicá-la.

'É uma pena, mas hoje qualquer covarde, escondido atrás de cara alguma, pode tirar algo do seu contexto e começar um linchamento via internet. O facto é que amo e amarei Portugal.'

Ainda assim, mesmo depois do pedido de desculpas que fez através do site da Globo, e do pedido de desculpas da estação GNT, comentários em sites e blogues exigem que Maitê não volte a Portugal. No Brasil também não deixou boa impressão. No site do jornal ‘Folha de São Paulo’ foi colocado um inquérito com a pergunta: 'Acha que Maitê foi preconceituosa no vídeo feito em Portugal?' A maioria responde que sim.

'ESPERO QUE ESQUEÇAM' (Carmen Moura, Ministra-conselheira Embaixada do Brasil)

Correio da Manhã – É justa a indignação que o vídeo gerou?

Carmen Moura – Eu não achei graça ao vídeo. Não gostei e acho que não condiz com a qualidade a que a actriz nos habituou. Espero que tudo caia no esquecimento.

– E queixas, receberam-nas?

– Recebemos algumas queixas de pessoas que se sentem ofendidas. E respondemos lembrando que a responsabilidade é da emissora [GNT].

– Temem repercussões para com a comunidade brasileira?

– Espero sinceramente que isto não influencie as tão boas relações entre os dois países.

Sem comentários:

Enviar um comentário