BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

28/10/2009

Portugueses escravizados em Espanha



Se Uma pessoa a cometer um crime ja é mau pior ainda é uma familia.
Ha-de haver sempre quem tente lucrar com a desgraça dos outros, ate porque numa sociedade sem lei cada vez mais a lei da selva impera ainda para mais numa altura de crise a todos os niveis do social ao economico.O estado vai como sempre fazendo como se não se passasse nada.

Guarda: Família escravizou pelo menos nove portugueses em quintas espanholas
Escravos acorrentados
À noite, para não fugirem, eram acorrentados e de dia trabalhavam em condições degradantes, sem receberem salário e alvo de agressões frequentes. Pelo menos nove homens foram escravizados por uma família portuguesa em quintas espanholas até que a Judiciária da Guarda, que ontem remeteu o processo ao Ministério Público, pôs fim à sua actividade.


As vítimas, com idades entre os 20 e os 40 anos, residentes em várias zonas do País, incluindo os concelhos da Covilhã e Fundão, foram de livre vontade para Espanha, como trabalhadores agrícolas. Mas logo perceberam que eram explorados pela família que os contratara. Um homem de 30 anos – agora a cumprir pena de prisão por outros crimes – liderava o trabalho escravo, auxiliado pelos seus pais.

A família tem residência na zona do Fundão, mas vive em Espanha, onde foram praticados os crimes, na região de Castela e Leão. A PJ está convencida de que os donos das quintas, que contratavam a mão-de-obra, desconheciam as condições em que eram mantidos os vários trabalhadores.

A investigação da PJ começou quando uma das vítimas conseguiu fugir e relatar “as condições extremamente degradantes” em que foi obrigada trabalhar “de sol a sol”, sem receber qualquer remuneração”, não lhe sendo permitido regressar a Portugal.

PORMENORES

SEQUESTRO E TRÁFICO

Os três familiares estão acusados dos crimes de sequestro, tráfico de pessoas e escravidão, cometidos em Espanha. A PJ já entregou o inquérito ao Ministério Público do Fundão.

POUCO CONHECIMENTO

As vítimas são pessoas com algumas limitações e dificuldades ao nível cognitivo, o que facilitou a acção dos sequestradores, que os agrediam frequentemente.

AJUDA ESPANHOLA

Para acabar com a situação "extremamente degradante" dos portugueses, a Polícia Judiciária contou com o auxílio das autoridades espanholas.


Aterrorizado e a dormir acorrentado a uma cama. Foi assim que ‘António’ (nome fictício), um dos nove trabalhadores escravizados numa quinta em Iscar, na região de Valladolid, Espanha, foi tratado pela família portuguesa que os sequestrou, entre 2005 e 2007. "Fui para sair da pobreza e encontrei uma vida de animal. Espancaram-me várias vezes porque quis fugir. Trabalhava de sol a sol e não recebi um cêntimo. A certa altura já só pedia a Deus para morrer."


‘António’ ainda hoje tem medo dos sequestradores – filho e pais, de etnia cigana –, que o contrataram na Covilhã quando tinha 23 anos. "Dormia acorrentado numa loja [curral] de animais, num colchão podre e com roupa suja. Acho que nunca mais vou esquecer a miséria a que fui sujeito", refere o agora operário de construção civil, que conseguiu fugiu do "calvário".

Rui Horta, 37 anos, vive no Fundão e também foi vítima de escravidão. "Ao fim de dois meses fugi e apanhei boleia para Portugal. Às vezes não conseguia trabalhar porque estava com muita fome, mas eles batiam-me com uma bengala de junco", conta o homem, que ajudou a denunciar o caso.

Carma Marcelino, 85 anos, nem quer ouvir falar da escravidão na agricultura em Espanha: lembra--se do tormento do filho, de 45 anos. "Esteve 14 meses sem dar notícias e apareceu cá com uma barba pela cinta, duas costelas partidas, esfomeado e sem um cêntimo no bolso. Trabalhou que nem um animal e não ganhou um tostão. Teve uma vida miserável", recordou a idosa, em Boidobra, na Covilhã.

PORMENORES

VIOLÊNCIA

O homem de 33 anos que com a ajuda dos pais escravizou pelo menos nove homens emEspanha está preso naquele país por crimes violentos.

AGRESSÕES

As vítimas, com idades entre os 20 e 35 anos, eram agredidas, acorrentadas, ofendidas e roubadas. Algumas viveram num aviário e semreceber o ordenado.

INVESTIGAÇÃO

Os homens foram levados para quintas, na área de Castela e Leão, entre 2005 e 2007. A PJ da Guarda iniciou a investigação há mais de dois anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário