BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

05/11/2009

Cientistas pretendem descobrir origens dos vertebrados



Andamos ca ha 500 milhões de anos e ainda sabemos tão pouco sobre isto.Preocupamos-nos com coisas insignificantes no nosso dia a dia tomando as coisas como garantidas e estamos ca so por emprestimo.

Projecto de recolha do genoma de 10 mil espécies
Um consórcio de cientistas está a criar uma versão moderna da ‘Arca de Noé’, que pretende preservar e sequenciar o ADN de 10 mil espécies de animais vertebrados.


O projecto, denominado ‘Genome 10K Project’, requer 34 milhões de euros, e tem como objectivo analisar a história da evolução dos seres humanos e dos seus parentes biológicos.

“Entender a evolução dos animais vertebrados é uma das metas primordiais dos ‘detectives’ da ciência”, salientou David Haussler, investigador do Instituto Médico Howard Hughes da Universidade da Califórnia e um dos directores do projecto.

De acordo com a equipa de cientistas, a forma como o elefante conseguiu a tromba ou como o leopardo adquiriu as manchas que o caracterizam são algumas das questões iniciais do estudo que recebe a colaboração de geneticistas, ecologistas, paleontólogos e membros de várias universidades e museus de todo o Mundo.

ALTERAÇÕES GENÉTICAS

Todos os vertebrados descendem de uma só espécie marinha que viveu há 500 milhões de anos. Os paleontólogos não sabem, ainda, muito sobre esta espécie mas, tal como os seus descendentes, apresentavam músculos segmentados e um sofisticado sistema imunitário inato.

Com o passar dos anos ocorreram surpreendentes inovações, como as múltiplas cavidades coronárias, ossos, dentes, um esqueleto interno, e uma espécie de primatas, o Homo Sapiens, que conseguiu produzir uma linguagem sofisticada, cultura e tecnologia.

Ao sequenciar o ADN de 10 mil vertebrados – uma sexta parte das 60 mil espécies que se calcula existirem actualmente no nosso planeta – os biólogos serão capazes de reconstituir as alterações genéticas que deram lugar a esta assombrosa biodiversidade.

Algumas amostras do nosso ADN são muito semelhantes às de outros vertebrados, o que comprova a eventual descendência de um antepassado comum.

“Podemos entender a função dos elementos do genoma humano, verificando que partes do mesmo sofreram modificações e quais se mantiveram”, explicou Haussler.

Para a planificação do ‘Genome 10K Project’, o grupo de investigadores utilizou como ponto de partida o modelo do Projecto do Genoma Humano.

Sem comentários:

Publicar um comentário