BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

29/11/2009

Investigadores conseguem capturar arco-íris

Muito se interroga e especula sobre o que ficara para la do arco-iris,ha quem diga ate que se encontra um pote cheio de ouro.
Ate agora nunca se teve a resposta mas Os cientistas como sempre em busca das respostas para acalmar o espirito questionador dos Humanos criaram uma tecnologia simples e eficaz para capturar o arco-iris ,algo ate agora impossivel,de forma a que o possam estudar e encontrar as respostas que lhes faltam.
Da-se aqui inicio a mais uma importante descoberta que promete revolucionar as Telecomunicações.


Descoberta pode revolucionar computadores

Capturar um arco-íris era, até agora, algo com que se podia apenas sonhar. Mas por vezes os sonhos tornam-se realidade. Pela primeira vez, uma equipa de cientistas norte-americanos conseguiu capturar o fenómeno.


A técnica utilizada é de uma extrema simplicidade, recorrendo somente a algumas lentes e um prato de cristal. A descoberta pode ter efeitos práticos importantes, como a possibilidade de armazenar informação usando a luz, revolucionando as computações ópticas e as telecomunicações.

Há dois anos, Ortwin Hess, da Universidade de Surrey, descobriu um método para diminuir a velocidade e capturar a luz, utilizando-a para multiplicar por mil a memória dos computadores. O método baseava-se essencialmente na refracção negativa dos materiais artificiais.

A revista ‘New Scientist’ apresenta agora o trabalho desenvolvido pelos investigadores da Universidade Towson de Baltimore (Maryland, nos EUA), que conseguiram criar uma ‘armadilha’ para ‘aprisionar’ arco-íris, recorrendo a uma lente convexa de cristal com 4,5 milímetros de diâmetro, com uma das faces Roberta com película de ouro de 30 nanómetros de diâmetro. A face coberta é depois apoiada sobre um plano de cristal revestido também com película dourada, de 70 nanómetros de espessura. A luz que passa entre os dois planos, fica armazenada na camada de ar.

“É fantástico o facto de conseguirmos criar fenómenos tão complexos recorrendo a uma configuração tão simples”, congratulou-se Vera Smolyaninova, responsável pela investigação.

O próprio Ortwin Hess não poupa elogios a este projecto que vem validar todas as suas teorias anteriores nesta área.

“Isto é simplesmente incrível e muito elegante”, salientou.

Sem comentários:

Publicar um comentário