BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

20/12/2009

17 mil espécies em extinção



O Homem e o seu egoismo como parasita que é do Planeta põe seriamente a vida na terra ameaçada.
Para os cientistas o facto de sermos 6,5 milhões sobre a face da terra a provocar continuamente a degradação dos habitats levou a que nos encontremos agora no meio da maior extinção em massa dos 4,5 biliões de anos da Historia do Planeta mais acelarada ate do que o colapso que levou a extinsão dos dinossauros.Basta ver as noticias para que notemos as catastrofes que a subida de temperatura acelarada na terra provoca.O Planeta sempre foi feito de ciclos e talvez o Homem com a sua ambição e egoismo tenha posto fim ao seu.
Mas quem podia fazer alguma coisa de facto para mudar a situação ja se viu que o que lhe interessa é enriquecer a custa do planeta ,como se viu agora na cimeira do clima onde as grandes Potencias China e Estados Unidos é que ficam á frente nas decisões para comandar o destino da saude do Planeta deixando de lado a Europa,quando são esses mesmos 2 Países os que mais causam a destruição do mesmo.Tudo Hipocrisia e quando o mar bater na rocha,que até pode ser para a semana que duvido que chegassem a avisar preferiam safar-se a eles sem causar panico,quem se lixa é o mexilhão.




Biodiversidade: Acção do Homem é devastadora

A vida na Terra está seriamente ameaçada, de acordo com uma análise detalhada da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A crise das espécies selvagens é pior do que a crise económica, diz a UICN.


Pouco importa que algumas espécies condenadas à morte encerrem a chave da cura do cancro ou da sida. A sangria é tal que uma quarta parte dos mamíferos vive à beira da extinção, segundo os últimos dados da UICN.

Actualmente estão ameaçadas de extinção pelo menos 16 928 espécies, incluindo um terço dos anfíbios, mais de um em cada oito espécies de aves e cerca de um quarto dos mamíferos. Nos últimos 500 anos já se extinguiram 869 espécies.

Os cientistas acreditam que estamos no meio da maior extinção em massa dos 4,5 biliões de anos da história do planeta até mais acelerada do que o colapso ocorrido quando os dinossauros desapareceram, há cerca de 65 milhões de anos. Já se fala de uma sexta extinção em massa similar às cinco que a precederam (com o desaparecimento de mais de 60% das espécies), todas elas resultantes de catástrofes geológicas maiores e inevitáveis, como vulcões, sismos, provável queda de meteoritos gigantes, etc.

Só que, desta vez, a causa é diferente. Agora, não existe nenhuma hecatombe natural à vista. A ameaça é a acção do Homem: 6,5 mil milhões de pessoas sobre a face do planeta a provocar continuamente a degradação dos habitats.

18 ESPÉCIES PROTEGIDAS

Em Portugal há 159 espécies ameaçadas, a maioria moluscos (67 espécies), mas também mamíferos (11), aves (8), peixes (38), plantas (16), invertebrados (16), répteis (2) e anfíbios (1).

Entretanto são 18 as espécies inscritas no Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção, estando proibido qualquer comércio que as envolva.

DATAS DA CIÊNCIA

1915. 19 Dezembro

Morre o neurologista alemão Alois Alzheimer, estudioso da doença degenerativa do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos.

1923. 19 Dezembro

Vladimir Kosma Zworykin, russo nacionalizado norte--americano, patenteia o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Viria a ser convidado pela companhia de componentes electrónicos RCA a encabeçar a equipa que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon.

1979. 24 Dezembro

O lançador Ariane, projectado pela Agência Europeia do Espaço, leva a cabo a sua primeira missão, quatro anos após a sua fundação. O foguete de três estágios pesava 202 toneladas e podia transportar uma carga máxima de 1700 kg. Foi lançado da base de Kourou, na Guiana francesa.

NÚMEROS

17 000 000 DE HECTARES

são destruídos anualmente, quase na totalidade nas selvas tropicais, para se extrair 3500 milhões de metroscúbicos de madeira.

1895 DAS 6285 ESPÉCIES DE ANFÍBIOS

estão em perigo de extinção, o grupo mais ameaçado. Trinta e nove estão extintos, 484 estão criticamente ameaçadas e 754 estão ameaçadas.

200 NOVAS ESPÉCIES

entraram na lista de extinção em apenas um ano. Brasil, Austrália, China e México concentram o maior número de espécies ameaçadas.

1500 RAÇAS DE ANIMAIS

domésticos das cinco mil existentes estão em risco de extinção e em cada mês perdem--se, em média, seis raças

Sem comentários:

Publicar um comentário