BEM VINDO! Aviso á tripulação! Aqui inicia-se mais um blog neste oceano tão vasto que é a Blogoesfera.Aqui irão ser trazidos e comentados varios assuntos que acho que sejam de salientar. Sintam-se á vontade para participar ,falem bem ou falem mal mas falem Então apertem os cintos.Vai-se iniciar a viagem. .

11/12/2009

Homem será mais baixo no Futuro



Genética: Humanos também estão sujeitos à selecção natural

Evidências recentes sugerem que a Humanidade continua em acelerada evolução. Após um século de uma alimentação rica em proteínas e gorduras que ajudaram o Homem a obter uma estatura alta, vamos enfrentar um futuro com, ao que tudo indica, uma altura mais baixa e com uma silhueta menos elegante... embora com menos colesterol e tensão arterial mais baixa.


A espécie humana é como qualquer outra espécie animal e está sujeita às mesmas condicionantes biológicas determinadas pela selecção natural e pela genética. A Medicina e tecnologia modernas não nos isentam destas condicionantes.

Alguns cientistas desafiam esta ideia, afirmando que continua a ser difícil saber se certos genes favorecem a adaptação. Ainda assim, se a evolução humana está realmente em aceleração a pergunta é: porquê? Dieta e doenças podem ser alguns dos factores que pressionam essa mudança.

A verdade é que os humanos estão a evoluir muito rapidamente à escala de centenas de anos ou milénios, e estas mudanças foram diferentes em cada continente.

IMPORTÂNCIA DO LEITE

Entre os genes que mostram claros sinais de evolução recente estão os relacionados com a digestão do leite. Embora todos os mamíferos bebam leite na infância, os humanos parecem ser os únicos que conseguiram fazê-lo ao longo de toda a sua vida. Esta tolerância à lactose apareceu apenas há oito mil anos.

Os genes responsáveis pela pigmentação da pele mostram também sinais de evolução rápida e reflectem o facto de os seres humanos terem colonizado latitudes onde há menos irradiação solar. Uma curiosidade são os olhos azuis, determinados pelo gene OCA2. Há 400 gerações não havia humanos com olhos azuis.

Num futuro mais ou menos distante, o processo evolucionista estará paralisado na espécie humana: a tecnologia impor-se-á cada vez mais como soberana no mundo biológico.

SAIBA MAIS

CÉREBRO GRANDE

Os cérebros grandes dos seres humanos são uma vantagemextraordinária no Mundo. Ajudaram o ser humano a interagirmelhor dentro do grupo e a construir ferramentas melhores.

50 000

A Humanidade actual surgiu em África há 50 mil anos e espalhou-se rapidamente pelos cantos do Mundo, colonizando todos os continentes.

24 000

A espécie actual (Homo Sapiens) não estava sozinha no Planetahá 24 mil anos: os neandertais (Homo Neanderthalensis) ainda estavam vivos.

POSTURA ERECTA

Os bípedes utilizam menos energia para se movimentare os braços livres possibilitam o transporte de uma maior quantidade de alimentos.

CAMINHAMOS PARA A FUSÃO HOMEM-MÁQUINA

Em menos de cinquenta anos as máquinas superarão a Humanidade em inteligência, mudando o conceito de ser humano. Na realidade, os cientistas prevêem avanços em tecnologias de computação e pesquisa biológica nas próximas quatro décadas, culminando na fusão de inteligência biológica e não-biológica.

Mas enquanto tal não acontece, engenheiros do instituto de microelectrônica IMEC, da Bélgica, criaram um microchip formado por uma série de pilares nanométricos que permite a ligação directa entre células vivas e dispositivos electrónicos.

Sem comentários:

Publicar um comentário